O homem é o único animal capaz de pensar (raciocinar) e, dentre este privilégio, ele está apto a fazer muitas coisas através da razão, porque se isso não acontecesse, ele não poderia construir o saber, fazendo com que, mesmo tendo as coisas à sua disposição, pareceria que elas não existissem, pois iria faltar o significado que cada uma delas tem para o homem. Com a razão, o ser humano busca conhecer, o que é uma necessidade para ele, pois tudo está para ser pensado, reinterpretado. Sendo assim, o ser humano, ao nascer, passa a interpretar o mundo a partir do seu ponto de vista; o qual estará sempre em busca da reconstrução do conhecimento, pois se isso não acontecer, permanecerá no pensamento mitológico que estagnará a reconstrução dos pensamentos que o conhecimento renova. É por isso que o homem precisa pensar, para se chegar a construir o conhecimento, que não é algo instantâneo, mas que passa por caminhos como a pesquisa, o estudo, o trabalho solidário, formando assim um processo de construção e reconstrução do conhecimento.
Para isso devemos leva em consideração que, cronologicamente o processo de construção do conhecimento nasce da “leitura do mundo”, quando ainda criança, o ser humano, passa a distinguir tudo que está à sua volta. A partir daí, tudo que foi percebido com essa leitura passa a ser buscado, o que garante mais conhecimento. Já em um outro processo de leitura, a “leitura da palavra”, que só é possível com a leitura do mundo, o homem chega a um outro caminho que o leva a conhecer, no entanto, para se chegar a uma boa compreensão é preciso ler de forma crítica, colocando cada palavra em um contexto e relacionando as duas leituras. Por outro lado, após tal busca, como caminho para aquisição do conhecimento, não se pode esquecer da escrita, que é a codificação da leitura do mundo, junto com a imaginação, que nasce com a leitura da palavra e caminham juntas nesse processo: uma é indispensável sem a outra. Conquanto, o estudar, independente do grau de escolarização, tem que fazer parte da vida do homem, pois é um dos processos fundamentais da busca por novos conhecimentos, não o tornando auto-suficiente, ou acomodado em relação ao conhecimento, mas sempre o motivando conhecer por meio da pesquisa, da hipótese daquilo que já se conhece e sempre usando a razão como instrumento de seu trabalho.
Assim , o caminho para se chegar ao conhecimento é um processo que vai desde o pensamento humano até a concretização deste, tendo como resposta a leitura crítica do mundo. Graças a esse processo, o homem está sempre construindo seu pensamento e reconstruindo a partir do pensamento de outros. É imprescindível portanto, que o ser humano esteja sempre predisposto a raciocinar, nunca se cansando de buscar, de ir além do pensamento de outros, porque o conhecimento está sempre ao seu alcance, cabendo-lhe trilhar esse caminho.