Formacao Missionaria com o Pe. Edicarlos Sena
0
comentários
Pe Edicarlos Sena
-

CRISTOLOGIA PARA A MISSÃO, objetivo, Conhecer os aspectos fundamentais da pessoa e missão de Jesus para compreender a missão da Igreja e nossa própria missão.
A Cristo se conhece amando. Os traços de sua presença se encontram na vida de cada ser humano, em nosso próprio coração. Porém ele se mostra a quem abre o coração ao amor: "Se alguém me ama, eu me manifestei a ele" (Jo 14,21).
Contamos com a presença de Jerlane, Ana Kelly, Andreza, Jéssica Flores, Iara, Sibele, Rafaela, Leide Paula, Vinícius, Gustavo, Francielle, Caline, Bianca, Nicole, Karina, Vitória, Joseane, Danielly, Daniel, Veiga, Lucas, sendo que esses também são coroinhas da Paróquia.
Propriamente é Cristo quem faz o possível que nossa vida se transforme em um "Sim" de doação. Porém quer que nosso "Sim" seja plenamente livre. Por isto sua presença nos aparece como "ausência". Cristo não faz força nem violenta nosso "Sim", mas o faz possível deixando-se encontrar no poço de nossas cisternas, para oferecer-nos a "Água viva" e o "Dom de Deus" (Jo 4,10).
Quando alguém fala ou escreve sobre Cristo, sobre sua pessoa e mensagem, reflete sua própria relação com Cristo. Não se pode fazer "Cristologia" verdadeira em abstrato. Quem encontrou Cristo de verdade, o aceita como é. Conhecer a Cristo é uma dinâmica de encontro, de relação pessoal, de amizade, de respeito e contemplação de seu mistério; é compromisso de partilhar com ele sua vida e sua missão. Descobrimos a Cristo escondido nas páginas evangélicas e na vida, quando se aprende a atitude do "discípulo amado" reclinando cabeça sobre o seu coração (cf. Jo 13,23-25). "Ninguém pode perceber o significado do Evangelho (de João) se antes não encostou a cabeça sobre o peito de Jesus e se não recebeu de Jesus a Maria como mãe" (Orígenes; cf. Rm 3).
Os Caminhos para se chegar ao conhecimento.

O homem é o único animal capaz de pensar (raciocinar) e, dentre este privilégio, ele está apto a fazer muitas coisas através da razão, porque se isso não acontecesse, ele não poderia construir o saber, fazendo com que, mesmo tendo as coisas à sua disposição, pareceria que elas não existissem, pois iria faltar o significado que cada uma delas tem para o homem. Com a razão, o ser humano busca conhecer, o que é uma necessidade para ele, pois tudo está para ser pensado, reinterpretado. Sendo assim, o ser humano, ao nascer, passa a interpretar o mundo a partir do seu ponto de vista; o qual estará sempre em busca da reconstrução do conhecimento, pois se isso não acontecer, permanecerá no pensamento mitológico que estagnará a reconstrução dos pensamentos que o conhecimento renova. É por isso que o homem precisa pensar, para se chegar a construir o conhecimento, que não é algo instantâneo, mas que passa por caminhos como a pesquisa, o estudo, o trabalho solidário, formando assim um processo de construção e reconstrução do conhecimento.
Para isso devemos leva em consideração que, cronologicamente o processo de construção do conhecimento nasce da “leitura do mundo”, quando ainda criança, o ser humano, passa a distinguir tudo que está à sua volta. A partir daí, tudo que foi percebido com essa leitura passa a ser buscado, o que garante mais conhecimento. Já em um outro processo de leitura, a “leitura da palavra”, que só é possível com a leitura do mundo, o homem chega a um outro caminho que o leva a conhecer, no entanto, para se chegar a uma boa compreensão é preciso ler de forma crítica, colocando cada palavra em um contexto e relacionando as duas leituras. Por outro lado, após tal busca, como caminho para aquisição do conhecimento, não se pode esquecer da escrita, que é a codificação da leitura do mundo, junto com a imaginação, que nasce com a leitura da palavra e caminham juntas nesse processo: uma é indispensável sem a outra. Conquanto, o estudar, independente do grau de escolarização, tem que fazer parte da vida do homem, pois é um dos processos fundamentais da busca por novos conhecimentos, não o tornando auto-suficiente, ou acomodado em relação ao conhecimento, mas sempre o motivando conhecer por meio da pesquisa, da hipótese daquilo que já se conhece e sempre usando a razão como instrumento de seu trabalho.
Assim , o caminho para se chegar ao conhecimento é um processo que vai desde o pensamento humano até a concretização deste, tendo como resposta a leitura crítica do mundo. Graças a esse processo, o homem está sempre construindo seu pensamento e reconstruindo a partir do pensamento de outros. É imprescindível portanto, que o ser humano esteja sempre predisposto a raciocinar, nunca se cansando de buscar, de ir além do pensamento de outros, porque o conhecimento está sempre ao seu alcance, cabendo-lhe trilhar esse caminho.
Colaboradores
Nossos Links
Postagens populares
-
14 D E AGOSTO DE 2010 “Hoje foi o di a que o Senhor fez para nós, Alegremo-nos e Nele exultemos!” Excelentíssimo, Reverendíssimo, Dom José...
-
O homem é o único animal capaz de pensar (raciocinar) e, dentre este privilégio, ele está apto a fazer muitas coisas através da razão, porqu...
-
Infância missionária na paróquia de Campo Alegre de Lourdes, que tem como sua padroeira Nossa Senhora de Lourdes. Todos sabem o que é infânc...
-
A vida cristã é essencialmente vida em Cristo pelo dom do Espírito Santo, fruto da Páscoa. Ou seja, a vida cristã é, por natureza, marcada e...
-
Meus queridos irmãos e irmãs, graça e paz!!! Excelência Reverendíssima, Dom José Geraldo, padre Amâncio, queridos Sacerdotes, Diáconos, se...